31 de maio de 2011

A crise do pepino ou da falta de higiene?

E tem um surto causado pela enterobactéria E. coli Henterohemorrágica na Europa. Várias pessoas morreram após consumir hortifrutis contaminados com a maldita.
Estão chamando de crise do pepino porque ela foi encontrada em pepinos pegos aleatoriamente no mercado para análise, mas outros hortifrutis como tomate e alface também podem estar contaminados por ela.
Uma enterobactéria é normalmente encontrada nos intestinos. Como ela foi parar em hortifrutis??? ECAAA MESMO!

Pois é, higiene é essencial. Daí a importância em lavarmos muitos bem as mãos após usar o banheiro e antes das refeições. É claro que somente isso não deixa as pessoas imunes contra esse tipo de ataque pois higienizar hortaliças com água contaminada também é um agravante.
E sem causar alarme, isso está ocorrendo na Europa e não aqui (POR ENQUANTO). Por esse motivo, precisamos fazer a nossa parte não é mesmo minha gente?
Nada de usar essa situação para ter a desculpa esfarrapada e não consumir frutas, verduras e legumes.
Dar banho (o típico "passar uma água") nas bactérias presentes neles também não adianta.
Veja se você faz diteiro em sua casa:

1. O local onde os alimentos serão preparados devem estar bem limpos. É importante limpar e passar um pano com água sanitária própria para uso em alimentos.
2. Selecionar, ou seja, escolher as frutas, verduras ou legumes;
3. Lavar bem, uma a uma (fruta, legume ou folha da verdura), esfregando com as mãos ou esponja (de uso somente em alimentos. Nada de usar a esponja que usa para lavar a louça);
4. Lavar a pia novamente;
5. Encher uma vasilha com água e colocar 1 colher de sopa de água sanitária a 2,5% de cloro (própria para utilização em alimentos ou então, usar solução de hipoclorito de sódio que pode ser comprada em supermercados ou adquiridas DE GRAÇA em postos de saúde aqui de São Paulo) para 1 litro de água e misturar;
6. Mergulhar o legume ou fruta ou verdura dentro de uma vasilha durante meia hora;
7. Retirar, enxaguar de novo com água filtrada e deixar escorrer

O site da prefeitura de São Paulo tem muita coisa interessante sobre higiene de alimentos. Desde cartilhas a procedimentos. Achei esse material aqui interessante. Confiram:

http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/secretarias/saude/vigilancia_saude/alimentos/0003/alimento.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante! Obrigada!