21 de junho de 2011

Leite, consumir ou não?

24/06 é o Dia Internacional do Leite. Eu, sinceramente, não sei por que criam um dia internacional de um alimento X ou Y. Todos os dias deveriam ser dia da Consciência Alimentar.
Alguns leitores podem estar curiosos sobre o que um nutricionista, da linha funcional dirá sobre o leite. Muitos de vocês devem estar pensando... ela vai falar que é veneno, que tenho que parar de tomar imediatamente, etc etc...
Não é bem assim pessoal. Claro que, quando a gente começa a estudar a nutrição funcional, começa a olhar esse alimento com outros (nem sempre bons) olhos. Ocorre que, dizer que o leite não faz bem para ninguém e que todo mundo deveria parar de tomar leite vai justamente contra os princípios da nutrição funcional: A INDIVIDUALIDADE BIOQUÍMICA.
Está certo que não somos bezerros mas o leitinho nosso de cada dia pode não ser tão prejudicial para o João quanto tem sido para a Maria.
Muita gente ainda pensa que toda a culpa dos problemas do leite é a lactose (que é um açúcar). Na realidade, muita gente apresenta problemas é com a digestão das frações proteicas do leite. Essas grandes proteínas, às vezes, conseguem passar pela barreira da mucosa intestinal e passam a ser vistas pelo nosso sistema imunológico como "inimigos", daí desencadeando uma série de reações nem sempre visíveis ou imediatamente sentidas.
Você não sabe se o leite lhe faz bem ou mal? Procure um nutricionista funcional e o mais importante, VARIE seu cardápio. Ninguém está falando para você parar de consumir leite. Ocorre que há tanta variedade de bebidas gostosas e nutritivas para intercalar com ele...
E o cálcio? Você sabia de as verduras verdes escuras são boa fonte de cálcio bem como o amaranto (que é um graozinho que rende deliciosos mingaus - feitos com "leite" de soja).

Abuse da imaginação, varie seu cardápio e fique ainda mais saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante! Obrigada!