10 de abril de 2013

POLITICAGEM? ACHO QUE NÃO.



Estava lendo sobre o tempo de espera que uma pessoa candidata a cirurgia bariátrica pode ter que encarar. São dois, quatro e sei lá quantos anos mais.
Sei que, o ideal é que ao menos 10% do peso inicial seja eliminado antes da cirurgia, mas fico me perguntando se, enquanto essas pessoas esperam pela tão esperada data (da cirurgia), se elas aproveitam para comer tudo o que podem e se preocupam em emagrecer um pouco somente após estipulada a data ou se, de fato elas têm acompanhamento nutricional e psicológico. Se de fato tivessem, será que elas não conseguiriam um bom progresso (e talvez até se livrarem da indicação de tal procedimento tão invasivo). Afinal, quantos quilos dá para emagrecer em quatro anos?
Não comento isso somente como nutricionista. Comento também como gordinha mesmo. A mente é um perigo. Muitos obesos precisam de atenção, o profissional que o auxilia no tratamento deve ser uma pessoa presente, que o faça se lembrar do motivo que o levou a procurar ajuda.
E mais, sabe o que seria muito legal? Ter a nutrição fazendo parte da grade escolar de crianças de 4 a 10 anos, no mínimo. Quem sabe os pequenos não virariam ótimos multiplicadores de informação saudáveis para os familiares.
Fica a dica ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante! Obrigada!