9 de março de 2011

Churrasco, alimentação saudável e doenças do coração

Não custa repetir: alimentação saudável é alimentação equilibrada!
Querem uma prova disso? Pois bem, ao consumirmos alimentos como carnes ou leite e derivados, ingerimos grande quantidade de um aminoácido (chamado metionina).
Esse aminoácido é de grande valia pois, na presença de vitaminas do complexo B (mais especificamente ácido fólico, B6 e B12) ele será transformado em outro aminoácido (a cisteína) que por sua vez dá inicio a fabricação de um importante antioxidante em nosso organismo.
Ou seja, se você consumir (moderadamente) alimentos fontes de metionina e também tiver bom aporte de vitaminas do complexo B (encontradas, por exemplo, em cereais integrais como pães, arroz e macarrão; folhas verde escuro como couve, rúcula, agrião; brócolis), poderá aproveitar o churrasco de duas formas: divertindo-se e cuidando da saúde.
Por outro lado, quando o indivíduo não tem bom aporte dessas vitaminas, esse aminoácido é transformado em outro aminoácido, a homocisteína, que é um fator importante para risco de doenças coronarianas.
Isso porque, em excesso, ele pode acabar causando lesões nas paredes dos vasos, "estragando" o "mau" colesterol (LDL) presente, chamando atenção do sistema imunológico que vai para o local da lesão e tudo isso junto acaba formando conglomerados que podem contribuir para o tão falado entupimento dos vasos.

Abrir mão do churrasco? NÃO NECESSARIAMENTE! A ordem do dia é o EQUILÍBRIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante! Obrigada!