22 de março de 2011

Magnésio: invista nele e contribua para saúde do coração e dos sentimentos

O magnésio é um mineral encontrado em alimentos como: cereais integrais, verduras (principalmente as de folhas verdes escuras), leguminosas (como grão de bico, lentilhas, soja e seus produtos e feijão), nozes, castanhas, pão integral, amêndoas e peixes.
 
Esse mineral é um dos que os indivíduos têm mais deficiência (não é muito difícil de se imaginar porque, analisando quais são as fontes deles).
 
Essa deficiência é preocupante, por causa de suas muitas funções (algumas a saber):

• Alguns tipos de alimentação como, por exemplo, as ricas em carnes e açúcares (não só doces, mas também massas feitas com farinha branca) deixam o pH do sangue mais ácido, situação que prejudica o bom funcionamento de uma série de processos celulares. O magnésio ajuda a alcalinizar (ou seja, deixar menos ácido) o pH do sangue.

• Ele é importante para formar e manter dentes e ossos saudáveis já que, para chegar aos ossos, o Cálcio precisa da sinalização do Magnésio. Sem magnésio suficiente, o cálcio pode acabar indo se depositar nas artérias, favorecendo doenças do coração.
 
• Ele ainda atua como um relaxante muscular, colaborando com a contração dos músculos (inclusive o coração). E já que tem ação de relaxante muscular, também ajuda a manter a pressão arterial baixa.
Sua deficiência pode contribuir para o surgimento de câimbras, espasmos musculares durante o sono até com aquele tremor nas pálpebras (que nossa avó dizia ser sinal de nervoso)

• Aliás, acho que a vovó tinha razão, já que o magnésio é uma das substâncias envolvidas na fabricação de serotonina (neurotransmissor) responsável por sensações agradáveis e felizes. Quem sabe, se alimentar com mais magnésio pode auxiliar a diminuir a irritação na época da TPM não é mesmo?

• Ele ajuda ainda na hora da evacuação, pois como colabora com a contração dos músculos, ele ajuda com o famoso peristaltismo (movimentos de empurrar as fezes ao longo do intestino). Então ao consumir fontes de magnésio, você não sofrerá (ou sofrerá menos) com o intestino preso.

Se começarmos a ligar uma função na outra, concluiremos que ele tem incontáveis funções. Que tal pensar melhor nos tipos de alimentos que você vai ingerir de agora em diante hein?
 
Dicas simples, mas preciosas:
  1. Susbistitua (ao menos em parte) arroz, macarrão, pães e biscoitos por suas versões integrais
  2. Na hora da salada, saia do trivial “alface + tomate + cenoura”. Prefira folhas como rúcula, agrião, escarola, chicória e couve (sempre cruas)
  3. Inclua oleaginosas em um dos lanches ou na ceia. Mas cuidado, não exagere: apenas 2-3 unidades de castanhas OU nozes ou ainda 5 unidades de avelãs ou amêndoas.


 LEMBRE-SE: Alimentação saudável é garantia de Vitalidade, Energia e Longevidade Máxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante! Obrigada!