2 de maio de 2011

Entendendo um pouco a pressão alta.

Muito ouvimos falar sobre "pressão alta" ou Hipertensão Arterial. Mas será que você entende direito o que ela é?

Fonte: Web
Imagine uma mangueira de jardim em boas condições: a água passa por dentro dela tranquilamente certo?!
PRESSÃO com que a água sai da mangueira é normal. Agora, imagine as seguintes situações:

1) A torneira continua aberta e enviando (bombando) água para a mangueira normalmente (ninguém a abriu ou fechou mais), mas, ao invés de água, começa a sair uma lama bem grossa. Nessa situação, a lama começa a ter dificuldade para circular pela mangueira e a aumentar a pressão dentro da mangueira para conseguir sair certo?!
Isso pode acontecer com uma pessoa. Nesse caso, a torneira seria o coração, bombando sangue constantemente, mas o sangue (a água), está espesso, volumoso (ou, como dizem, grosso) então, para que ele consiga circular pelos vasos sanguíneos (a mangueira), ele começa a forçar sua passagem, aumentando a pressão dentro dos vasos.
Muitas coisas podem colaborar com esse espessamento do sangue, inclusive a alimentação (afinal, quase tudo o que consumimos vai parar na corrente sanguínea). Por exemplo:
 alimentaçao rica em frituras = mais gordura no sangue = sangue mais espesso

2) Imagine agora, alguém indo até a torneira e abrindo-a totalmente. O resultado disso seria a água saindo com muita pressão, já que o VOLUME da água é grande. Em nosso organismo, o aumento de volume sanguíneo pode forçar o coração a bombear mais rápido e com mais força o sangue.
De novo, a alimentação pode contribuir para esse quadro, como por exemplo, quando consumimos uma dieta com excesso de sódio (esteja ele no sal da comida, nos enlatados, nos refrigerantes, nos adoçantes, nas bolachas recheadas... LEIA OS RÓTULOS), mais água é desviada para o sangue, para ajudar a "diluir" o sal dele. Entendeu por que você as vezes precisa comer aquelas comidas insossas?

3) Imagine agora, que a mangueira de nosso exemplo tenha ficado gasta, exposta aos danos do tempo: sol, chuva, produtos químicos ela fique toda ressecada e dura ou então, que por causa daquela lama lá do primeiro exemplo, tenha ficado muita sujeira dentro da mangueira. Se continuar vindo sujeira então, a passagem pode até ficar obstruída. É claro que a água vai ter dificuldade em passar por ela não é mesmo? E como a torneira continua aberta, mandando água, a pressão vai estar alta. Com o passar do tempo, a mangueira pode até estourar.
É exatamente assim que pode acontecer conosco: o alto consumo de alimentos inflamatórios e que geram radicais livres pode fazer com que nossos vasos percam a elasticidade natural, necessária para facilitar a passagem do sangue, deixando-nos mais sujeitos a placas de ateroma (a sujeira na mangueira), e AVC (quasndo a mangueira estoura).

Lembrem-se: o que determina a nossa pressão sanguínea é o volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo.

Faça a sua parte: consuma alimentos fontes de vitaminas e minerais (frutas, verduras, legumes, oleaginosas) que têm poder antioxidante
Diminua o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, inclua mais as as fontes de ômega 3 como peixes e linhaça (sabiam que rúcula também tem ômega 3?),
Beba água e pratique a paciência. Lembrem-se de que o estresse pode contribuir para o aumento da pressão.

É muito importante fazer acompanhamento nutricional e médico, para que você tenha ótima qualidade de vida.

Até a próxima

Um comentário:

  1. Eu tenho 23 anos de idade, ha alguns dias me sinto como se minha pressao tivesse baixa porem quando fui verificar hoje estava um pouco alta me deixou muito assustada porque eu tenho uma alimentacao muito boa, nao como frituras, refrigerantes, sal...enlatados...eu bebo bastanteee agua e pratico exercicios duas horas por dia alem de trabalhar estou dentro do meu peso e venho sentindo essas tonturas nao tenho ideia do que possa ser...eu fiz cirurgia dos 3 dentes sisos 5 dias passado sera que isso afetou em alguma coisa?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada!