9 de junho de 2011

E a ração humana é notícia de novo.

Há pouco mais de 1 ano, muita gente andava enlouquecida procurando a milagrosa Ração Humana. No princípio eu achei graça. Mas que nome de se dar a uma comida para humanos!

Eu sempre achei curiosa a quantidade de fibras que há nesse mix mas nunca me manifestei a favor ou contra ela. Além disso, me parece que a receita original se perdeu há muito tempo pois ela "evoluiu" e hoje já colocam tanta coisa dentro. Parece até o mapa da mina: faz um misturão de tudo o que "é saudável" e coloca em um mix para que não precisemos mais pensar no que comemos.
A nutrição funcional preza pela individualidade bioquímica, ou seja, o que faz bem para mim pode não fazer bem para você e vice versa. Olhando o assunto com olhos funcionais (rs) aponto a vocês o seguinte:

  • muitos ingredientes presentes nesse mix contém glúten. As pessoas imaginam que o produto é 100% saudável e seguro para todos e passam a consumí-lo diariamente. Essa exposição constante pode sensibilizar o organismo de pessoas que tenham problemas de permeabilidade intestinal. Essa situação pode, com o passar do tempo, começar a contribuir com a obesidade do indivíduo ao invés de ajudá-lo a emagrecer;
  • toda essa mistura pode impedir a pessoa que o está ingerindo de, caso passe mal, identificar qual substância está sendo prejudicial;
  • a presença de açúcar, mesmo que seja mascavo, deve ser observada com atenção pois como não há uma regra para quantidades a ser adicionada ao produto, diabéticos, hipertensos, e pessoas que estejam tentando emagrecer e/ou controlar calorias ingeridas;
  • é preciso estar bem atento à quantidade de água ingerida, para não sofrer os efeitos de constiáção;
  • é muito importante saber a procedência dos ingredientes pois estes podem facilmente ser contaminados por fungos, que podem causar vários problemas ao organismo.
  • há ainda, mix que contém em sua fórmula o Ginseng, que nem pode ser vendido como alimento e ainda pode colaborar com o aumento da pressão arterial, por exemplo.
Essa semana, a ANVISA vetou o uso do termo "Ração Humana" pois o mesmo pode levar o consumidor a erro, achando que pode substituir uma refeição por ela.

Mais uma vez (repetidamente), enfatizo que o problema todo é a falta de informação: as pessoas não sabem se alimentar pois se soubessem, não se enganariam pensando que fibra substitui uma refeição completa pois não tem variedade de nutrientes.
Acredito sim, que o intuito inicial da criação desse produto teve uma finalidade nobre: suprir o aporte de fibras em pessoas com carência desse nutriente.

O resumo de tudo isso é o seguinte: nem tudo o que faz bem pode e deve ser utilizado por todo mundo e o tempo todo. Converse com seu nutricionista sobre a melhor opção para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante! Obrigada!