29 de abril de 2013

Planejamento é fundamental para o sucesso

O planejamento é fundamental em tudo na vida. O que tenho percebido é que, quando o paciente dedica um tempo de sua semana para planejar e preparar a alimentação, as chances de enfiar o pé na jaca são muito menores pois, no momento em que você chega em casa cansado, com fome, abre a geladeira e encontra a marmitinha do jantar já pronta, montada, necessitando somente de aquecimento, você evita de pensar no disk pizza da vida.

O tempo que a pessoa vai ter que dedicar varia de pessoa para pessoa. Eu, preciso de 4 horas. Mas passei a ganhar mais tempo de qualidade com minha família e com minha pessoa, afinal, não preciso ficar na cozinha todos os dias.
Eu costumo pensar em duas fontes de proteínas: carne e frango ou carne e peixe* ou peixe e frango, ou ovo e peixe ou carne ou frango, e preparo para a semana toda, num modo de preparo que use calor úmido (por exemplo, cozimento, vapor). Isso porque deve ser muito ruim comer na quinta-feira, um bife grelhado requentado (eca!). Experimente fazer os bifes na panela de pressão, com temperinhos funcionais: cebola, colorau, gengibre, coentro e um pouco de extrato de tomate. A carne fica suculenta, macia, e gostosa. 
Feitas as proteínas, é só pensar no que vai acompanhar: arroz ou macarão integral, se vai ou não usar alguma leguminosa (feijão, grão de bico ou lentilha), qual legumes no vapor (cenoura, vagem, brócolis, beterraba, couve-flor, ervilha torta, etc - deixe-os al dente) usará,  etc.
Comprar as folhas, lavar e secar, guardar em potes tampados na geladeira. E pronto.
Vai sobrar tempo para malhar, namorar, se cuidar, descansar.
Gostou?

* o peixe eu gosto de preparar no vapor, no dia do consumo (isso não dá trabalho né)

Marmitinhas (de vidro rs) de casa.
Beijos!

2 comentários:

  1. Como sempre, arrasando nas dicas!
    Tô com saudades viu? Minha nutri mais linda do mundo.(mesmo vc num ligando mais pra mim :(, rs)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada!