Umeboshi é o nome dado a conserva feita com a frutinha da família das ameixas, a umê, ainda verde, acrescentada a um monte de sal marinho, ficando nesse estado, descansando, por um ano.
A frutinha in natura e o sal |
UME (AMEIXA) + BOSHI (SECA) |
Os orientais usam essa conserva para fazer arroz, para ajudar a tratar de doenças, para fazer licores, molhos e até doces!
O umeboshi é ácido e azedo-salgado. Minha dica é: coma pensando no sabor de uma azeitona e não no sabor de uma fruta.
Essa conserva é bem ácida, e ao mesmo tempo alcalinizante (também por causa do sal, amadurecido pelo tempo e pela combinação com o ácido). Essas características ajudam a amenizar os malefícios ao sangue, causados por álcool, toxinas, açúcar e também podem aliviar azia.
Quando inserida em um plano alimentar bem elaborado, ela pode ajudar o processo de desintoxicação do organismo, purificando o sangue.
Esse mesmo efeito alcalinizante ainda pode ajudar a beneficiar uma série de problemas no organismo, quando associado à uma dieta equilibrada.
Você pode encontrar essa conserva em lojas especializadas em produtos japoneses. Aqui em São Paulo, você encontra fácil na região da Liberdade, bem baratinho. Experimente picar uma unidade na sua salada.
Hipertensos ou crianças menores de 2 anos não devem consumir por causa da quantidade de sal.
Vamos experimentar coisas novas gente. Abaixo a monotonia alimentar.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante! Obrigada!