6 de agosto de 2010

Cromo

O cromo é um mineral-traço (necessário em pequenas quantidades) essencial muito importante para o metabolismo dos carboidratos, pois age estimulando a sensibilidade à insulina auxiliando a regular os níveis de açúcar sanguíneos. Estudos dizem que por causa de sua ação estimulante de sensibilidade à insulina, o cromo pode influenciar no metabolismo de proteínas, favorecendo o aumento de massa muscular (massa magra).

Mas não é só isso...

Este mineral também pode auxiliar a aumentar as concentrações de HDL (o "bom colesterol") e a reduzir o LDL (o "mau colesterol"), diminuindo a concentração plasmática de colesterol.

O cromo também pode auxiliar os indivíduos diabéticos que praticam atividade física a controlarem os níveis de glicemia (açúcar no sangue). Ou seja, há um complemento de funções, no que se refere ao aspecto de controlar a glicemia, entre suplementação de cromo e atividade física.

Podemos dizer que o cromo colabora com o tratamento da síndrome metabólica? É, acredito que sim, afinal, a melhoria da sensibilidade à insulina pode contribuir melhorar vários aspectos dessa síndrome (doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade). Mas não necessariamente a suplementação dele, haja visto a quantidade de alimentos fonte desse mineral existentes.
Alguns alimentos fonte de cromo: carnes, cereais integrais, aspargo, oleaginosas, cogumelo, ameixa, leguminosas (ex.: feijões), vísceras e vegetais.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante! Obrigada!