24 de março de 2011

IAC ou Índice de Adiposidade Corporal. Será esse o fim do IMC?

Ontem eu recebi de uma amiga a notícia e hoje cedo já vi em um jornal na TV: a notícia sobre um estudo "A Better Index of Body Adiposity" (Um melhor índice de adiposidade corporal) feito por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia e publicado recentemente em uma revista científica.
Esse estudo viabilizou a criação de um novo índice: o IAC (índice de adiposidade corporal) que, segundo eles, seria uma melhor alternativa para classificar a adiposidade do indivíduo do que o bicentenário IMC (índice de massa corporal).
Vamos analisar um pouco...
O IMC leva em consideração, o peso do indivíduo (sem considerar se esse peso é proveniente de músculos ou gordura) e sua altura. Então, se compararmos dois indivíduos com peso e altura iguais porém com COMPOSIÇÃO CORPORAL DIFERENTES, teríamos como resultado, o mesmo IMC e a mesma classificação para indivíduos completamente diferentes.
Observem e comparem:
 Fonte: adaptada de imagem de internet


É claro que essas fórmulas servem para nortear os profissionais (especialmente nutricionistas, endocrinologistas e educadores físicos) na hora de fazer o atendimento dos clientes mas a minha opinião é a de que devemos tomar muito cuidado com padronizações. Mesmo essa fórmula nova utilizando informações diferentes, temos que considerar que nenhum indivíduo é igual a outro e diversos fatores devem pesar, como por exemplo: compleição física, etnia indo mais a fundo ainda, pensando no período do ciclo menstrual em que a mulher se encontra além de analisar riscos de saúde e imagem que o paciente tem de si, para não correr o risco de rotulá-lo e causar-lhe um descontentamento que não existia antes.
O ideal para avaliar isso seria uma consulta e anamneses detalhados, além de usar um aparelho de bioimpedância para podermos confiar melhor nesses resultados.
Resumindo: as fórmulas são úteis mas como profissional da saúde, eu prefiro respeitar a individualidade dos indivíduos!

2 comentários:

  1. Bem interessante, vamos aguardar para ver se fecha melhor com os pacientes. Venha conhecer meu blog também, pois vi que comentou minha matéria no blog da Janaina. Gostei do seu espaço, vai ser bacana trocar informações contigo. Um beijo

    ResponderExcluir
  2. ola querida , sabe que fiz as contas e no imc dou acima do peso e no Iac peso ideal...ainda acredito no imc pois sei que to acima do peso hahaahahah...mas é interessante :))))beijuuuuu

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada!